[EBOOK] 10 Dicas Infalíveis

para posicionar sua empresa no Google

INTRODUÇÃO

Todo mundo quer aparecer em primeiro lugar nas buscas do Google!

 

Por que o Google? Porque ele tem mais de 95% no domínio de market share das ferramentas de busca, “simples assim”.

 

Estar na primeira página do Google com uma palavra-chave estratégica para um negócio significa que muitas pessoas estão acessando o site da empresa, sem precisar, efetivamente, promovê-lo. Se bem executada a estratégia de Marketing de Conteúdo, a visitação dos usuários resultará em geração de Leads (POTENCIAIS CONSUMIDORES), mais vendas e, consequentemente, mais faturamento.

 

Chegar ao topo não é fácil, mas esperamos que esse eBook consiga dar o conhecimento necessário para que a sua empresa dê os primeiros passos da melhor maneira possível.

 

Bons resultados!

O Poder do Google e o SEO

É indiscutível o poder do Google. Essa ferramenta de buscas está presente no dia a dia das pessoas. É a primeira coisa que todo mundo recorre quando precisa de alguma solução ou resposta.


- “Onde encontrar o número de telefone daquela indústria?”.


- “Dá um Google”, é a resposta clássica.


Neste cenário, muitos donos de sites e empresas entendem que ter o seu website bem posicionado nas ferramentas de busca é garantia de atrair mais clientes.


Para conseguir estar no topo, uma área do Marketing Digital é encarregada de criar estratégias e implementar técnicas, o popular SEO ou Search Engine Optimization – em tradução livre, otimização de sites para mecanismos de busca como o Google.


O SEO está entre os princípios do Inbound Marketing – um conjunto de estratégias que atraem de maneira voluntária clientes potenciais ao site de uma empresa. A principal vantagem do uso assertivo das técnicas é aparecer no topo dos resultados do Google sem ter que pagar por isso.


Vale informar que o SEO deixou de ser uma técnica específica e isolada de aquisição de tráfego e, cada vez mais, envolve o Marketing Digital como um todo: produção de conteúdo, redes sociais, etc: tudo influencia direta ou indiretamente para que uma empresa fique bem ranqueada nos motores de busca.


Tudo está conectado e há muito tempo que as estratégias de SEO não trabalham sozinhas. Produção de conteúdo de qualidade, por exemplo, é um ponto que gera um impacto poderoso e direto nos resultados orgânicos.

"A única forma de vencer no Marketing de Conteúdo é fazer o seu leitor dizer: ‘Isso foi escrito especialmente para mim”. Jamie Turner

Dica #1

Antes de tudo, identifique o seu cliente ideal (ou persona)


Uma boa definição da persona vai contribuir para identificar as particularidades de potenciais compradores.


Mesmo que uma empresa tenha muitos consumidores, na maioria das vezes, esse grupo de clientes fornece alguma característica que é específica. Essa pista diferencial é importante para determinar o motivo que esses compradores buscam determinados serviços ou produtos.


Compreender o motivo pelo qual as personas procuram uma empresa, quais as motivações de compra e a razão em escolher uma marca e não a do concorrente, por exemplo, é essencial para identificar o cliente ideal.


A representação do consumidor ideal de forma mais humanizada e mais personalizada vai atrair pessoas que uma marca realmente deveria atrair por meio das palavras-chave.


Um dos erros mais comuns no momento da pesquisa de palavras-chave é acreditar que já se sabe que tipo de palavras as pessoas vão utilizar na busca para encontrar o site.


Quanto mais conhecimento se tem sobre uma determinada área, maior a tendência de utilizar termos mais técnicos e específicos – ou seja, as pessoas que uma empresa deveria atrair provavelmente não a encontrarão, justamente por não conhecerem esses termos.


É por isso que o primeiro passo fundamental para começar o trabalho de pesquisa de palavras-chave é ter claro quem são as personas e mapear a jornada de compra que elas fazem.


Definindo a persona por:

·      Idade;


·      Cargo;


·      Estilo de vida;


·      Frustrações;


·      Desafios;


·      Crenças;


·      Hobbies;


·      Hábitos;


·      Quais mídias preferem;


·      Quem os influencia;


·      Quais tecnologia usa;


·      Onde busca informação;


·      Critérios de decisão na hora da compra;


·      Momento da jornada de compra em que se encontra;


Se preferir, utilize o a ferramenta GERADOR DE PERSONAS.

Gerador de Personas

Exemplos práticos de Jornada de Compra


A Jornada de Compra ou Jornada do Consumidor é o processo que um potencial cliente percorre antes da decisão EFETIVA de compra. Ela é geralmente dividida em quatro etapas essenciais:

Descoberta:

Uma pessoa quer organizar melhor o seu home office e, por isso, pesquisa, “como posso organizar meu escritório em casa?”. Nessa etapa, o personal organizer, por exemplo, que queira oferecer esse tipo de serviço, cria conteúdos que tirem essa dúvida e realmente ajudem a pessoa a se organizar melhor. Um bom conteúdo seria: “15 dicas rápidas para que você organize o local de trabalho em sua casa”.  

Reconhecimento:

Nesta etapa, o consumidor começa a perceber que tem um problema em organizar seu home office e precisa de algo para ajudá-lo. Nesta fase, o personal organizer precisa criar a necessidade pelo seu serviço, gerando um senso de urgência e que faça que a pessoa fique animada a tomar uma atitude em relação à situação. Um exemplo de conteúdo seria: “Como criar espaços funcionais que ajudem a organizar o seu home office”.


Consideração:

O consumidor começa a procurar soluções mais eficientes para o seu problema e já está disposto a considerar um serviço. Desta forma, ele começa a pesquisar diversas opções e avalia qual é a melhor. Em razão da empresa do personal organizer estar presente nas etapas anteriores, a probabilidade de o potencial consumidor ter preferência por algo que já tenha visto é maior. Nesta etapa, o personal organizer deve apresentar o serviço e descrever todas as suas características, benefícios e aplicações práticas. Importante: é essencial criar a necessidade urgente de o consumidor tomar alguma providência imediatamente.

Decisão de Compra:

Finalmente, o consumidor decide que comprará o serviço que precisa. A missão do personal organizer agora é tentar persuadi-lo a comprar a ideia, comparando sua proposta com a de outros concorrentes e oferecendo o melhor serviço. Exemplo de conteúdo é um argumento de venda, com descontos, vantagens e, talvez, um período gratuito do serviço ofertado.

“Quando criar conteúdo, seja a melhor resposta para o que as pessoas procuram na Internet”.

Andy Crestodina

Dica #2

Faça uma lista de palavras-chave


Ao fazer a lista de palavras-chave* é necessário levar em conta não apenas o volume de buscas nos quais elas são usadas, mas também outros fatores: concorrência e sazonalidade.


Palavras-chave (ou keywords) são o principal instrumento de uma pesquisa no Google. São termos compostos por uma ou mais palavras e são a forma como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores com o objetivo de obter respostas e solucionar suas dúvidas e problemas.


Para a elaboração desta lista é importante ainda considerar que alguns termos são muito genéricos como, por exemplo, "ponte". Quando o usuário faz a pesquisa por esta palavra, pode estar procurando pela localização de uma determinada ponte (ponte rio niterói), por um tratamento médico (ponte de safena) e até mesmo um time (ponte preta).


Por isso é recomendado usar termos combinados. Ao invés de pesquisar pela palavra “camiseta”, é recomendável combiná-la com outras palavras como “camiseta feminina esportiva”. Ao aprimorar a palavra-chave, as chances de atingir o público correto e aumentar a conversão são maiores.


Outro fator importante é: de nada adianta montar uma lista bem elaborada de palavras-chave e não acompanhá-las. Afinal, é por meio do acompanhamento das palavras-chave que será possível perceber quais estão trazendo melhores retornos, quais implicações no ranqueamento ao utilizar palavras-chave de determinada maneira nos títulos e diversas outras verificações.


O próprio Google fornece inúmeras ferramentas como Google Trends e o Keyword Planner que auxiliam na criação da lista destas palavras-chave.


O fato é que, em se tratando de palavras-chave, a pesquisa sobre elas é um processo contínuo. Um termo que hoje é muito buscado, daqui a poucas semanas, pode perder a sua relevância. Todos os dias são lançados novos produtos, tendências e, consequentemente, com o passar do tempo, o comportamento do usuário também é alterado.

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Impulsione seus negócios com as ferramentas do Google

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“Conteúdo não é rei, conteúdo é o reino”. 

Lee Odden

Dica #3

Contéudo: onde tudo começa


Escrever e publicar conteúdo de qualidade é uma das técnicas de SEO que mais influenciam no bom posicionamento de uma página nos motores de busca do Google.


Conteúdo de qualidade é aquele que responde às dúvidas do usuário de acordo com as intenções de pesquisa com as palavras-chave escolhidas por ele.


Escrever um conteúdo relevante significa produzir textos que entregue uma solução rápida e eficaz para quem tem algum tipo de problema ou dúvida na Internet. Pode ser um tutorial, um guia informativo ou um passo a passo sobre como corrigir algo.


Os motores de busca são programados para rastrear conteúdos publicados na Internet que são realmente ÚTEIS para o usuário. Conteúdos com melhor ranqueamento são os que têm: texto cativante, profundidade nas ideias e imagens que complemetam os parágrafos.


Lembre-se SEMPRE: para conseguir um bom posicionamento no Google é preferível produzir um conteúdo muito bom do que cinco conteúdos “mais ou menos”.


Como diz o autor John Jantsch – especialista reconhecido na área de marketing para pequenas empresas, “Crie algo que as pessoas queiram compartilhar”. Ou seja, mais importante do que criar conteúdo é GERAR CONTEÚDO DE VALOR para a audiência.

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Conteúdo de valor gera relacionamento e boa reputação com público

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“Conteúdo excelente nos inspira a agir, a comprar algo que nem sabíamos que precisávamos”.

Andrew Davis

Dica #4

Projete a arquitetura da informação – o trunfo para o posicionamento da página


Arquitetura da informação é hierarquizar os conteúdos. A informação mais importante deve aparecer antes das demais e recebe um destaque maior. O restante vai aparecendo de acordo com a ordem de prioridade para quem lê.


Além de tornar a leitura do usuário mais fácil e objetiva, essa técnica de SEO faz com que os motores de busca encontrem um conteúdo pela organização do texto. Dessa forma, os robôs vão recomendar a página como a que melhor representa a solução para as palavras-chave pesquisadas.


A técnica em SEO é definida por uma estrutura em tópicos com as informações que serão abordadas no conteúdo, hierarquizando todas essas notícias em cabeçalhos (Heading Tags)*. São seis Heading Tags disponíveis – do H1, o mais importante, e o H6 o de menos importância, levando em consideração a hierarquia.


*Heading Tags são como marcadores, utilizados para organizar e definir a estrutura da página de um site – também conhecidos como cabeçalhos.



Estrutura de Hieraquia


• H1 (Heading Tag 1): é o título da página, tem prioridade e deve capturar a atenção do leitor;


• H2 (Heading Tag 2): é o subtítulo usado para dividir o tema do conteúdo em tópicos;


• H3 (Heading Tag 3): é o subtítulo do H2 usado para adicionar informações extras aos tópicos definidos;


• H4 (Heading Tag 4), H5 (Heading Tag 5)... funcionam como o H3 e delimitam ainda mais as informações complementares do conteúdo;



Os cabeçalhos são o que estrutura toda a página. São fundamentais para a legibilidade e para o SEO. Título e os intertítulos ajudam o Google a entender os principais tópicos de uma publicação longa e podem favorecer a classificação no buscador.


É importante que os artigos tenham, pelo menos, 300 palavras.


E, como regra geral, é recomendável usar a palavra-chave pelo menos três vezes ao longo de cada texto. Assim, ela poderá ser percebida com o destaque que merece.

Dicas para melhorar o título da página


• Criar um título único por página;


• Usar a palavra-chave principal no início do título;


• Título precisa ser coeso com o conteúdo presente na página;


• Evitar colocar termos separados por vírgula;


• Manter o título com até 63 caractereses, se possível;

“Conteúdo é rei, mas a distribuição é rainha.

E é ela quem manda!”.

Jonathan Perelman

Dica #5

Insira links internos para aumentar a força das páginas


Os links internos são links em um site que apontam para outro artigo ou página dentro do próprio site e são muito importantes para otimização de SEO on-page, ou seja, otimiza a estrutura interna do site.


Usar links internos com estratégia distribui a força das páginas de um site, melhorando – e muito – o domínio como um todo.


Não adianta ter só a página inicial como única página forte do domínio se os produtos da empresa ou os posts explicativos do blog não estão bem posicionados na busca do Google.


Os links internos devem ser feitos de forma fluida. Não é necessário, por exemplo, colocar um link interno a cada palavra escrita – isso irá atrapalhar em vez de ajudar.


Plugins do Wordpress


Site feito no Wordpress dá a possibilidade de utilizar plugins para criar uma lista de posts relacionados no fim de cada post novo. Ou utilizá-los com os posts mais populares, mais comentados ou mais compartilhados.


Além de aumentar o número de páginas visitadas por usuários e tempo de permanência no site – o que é ótimo “aos olhos” do Google no quesito de experiência do usuário – os plugins ajudam também a criar uma estrutura de link interna muito mais sólida.

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Links internos aumentam a visualização do seu site

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“Aqui vai tudo o que você precisa saber sobre criar conteúdo matador em três palavras:

Simples. Coeso. Atrativo”.

Demian Farnworth

Dica #6

Tenha o endereço da página otimizado, objetivo e atraente


URL* nada mais é do que o endereço eletrônico da página. URL otimizada ou amigável é aquela que é descritiva e que tenha relação com o título da página e os demais elementos que o usuário vai ver.


Entenda:


Um bom exemplo: www.agenciatribo.com.br/blog-da-tribo/


Um mau exemplo: www.site.com.br/?p=134567


O GOOGLE PROCURA PELAS PALAVRAS-CHAVE TAMBÉM NO ENDEREÇO DA PÁGINA


Estudos de SEO garantem que a estrutura da URL de um blog é um fator significativo no ranqueamento dos buscadores. Algumas características que tornam uma URL otimizada para motores de busca são:


• Ser curta e de fácil entendimento;


• Conter a palavra-chave para ranquear;


• Fazer referência ao conteúdo e ao título;


• Não ter caracteres especiais ou símbolos incomuns;


*URL é a sigla para Uniform Resource Locator ou, em tradução livre, Localizador Padrão de Recursos. Em linhas gerais, é o endereço em que é localizado o conteúdo pesquisado – seja um arquivo, uma pasta, um site, etc.

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Confira as todas as matérias do Blog da Tribo!

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“Não adicione mais conteúdo se esse conteúdo não for adicionar mais valor”.

Michael Grass

Dica #7

Descreva as imagens da sua página para o buscador


Em um projeto online, o Google também rastreia páginas e conteúdo por meio de imagens inseridas nele. No entanto, é preciso fazer a otimização dessas imagens já que o robô do Google (ainda) não consegue enxergar uma imagem e interpretar o que há nela. Ou seja, é necessário criar uma descrição para essas imagens.


Veja como:


- O nome do ARQUIVO da imagem: é a forma como será chamado o arquivo da imagem:

dicas-de-SEO.jpg [além de remeter ao conteúdo criado, é preciso incluir algo que também esteja contextualizado com a página que a imagem está inserida]


- TEXTO alternativo: conhecido também como ALT Text: é como se fosse uma legenda para a foto [independente do nome que se der ao arquivo da imagem, a legenda garante que os buscadores encontrem a imagem pela descrição dela e pela aproximação com o conteúdo em que ela está inserida]


“Blogging não é publicar o máximo que você puder. É publicar da forma mais inteligente possível”.

Jon Morrow

Dica #8

Tenha um site responsivo e veloz para aumentar a relevância e melhorar sua posição no Google


Dica de SEO valiosa: o seu site precisa ser responsivo e veloz.


Site responsivo é aquele que, independente da tela onde as páginas estão sendo acessadas, a experiência de leitura pelo usuário será a mesma – seja no tablet, computador ou smartphone.


Site veloz é aquele que “carrega” as páginas de forma rápida – o que evita frustração e irritação do usuário que não quer ficar esperando para acessar um conteúdo que esteja interessado. Quanto menos tempo levar essa espera, mais com vontade de pesquisar esse usuário vai ficar e, consequentemente, mais tempo ele vai gastar no site.


A ideia por trás desses dois fatores é melhorar a experiência de navegação* do usuário – seja em um desktop, dispositivo móvel ou aparelho portátil. Afinal, ninguém gosta de perder tempo na Internet e todo mundo está à procura de informação útil e de qualidade na rede.


O Google favorece sites responsivos e, sobretudo quando a busca é feita via celular, esse mecanismo de busca dá preferência a esses sites, aumentando naturalmente o tráfego orgânico.


Usuário satisfeito faz com que as chances de ele converter em seu produto ou serviço sejam de 67%


Vantagens do Site Responsivo:


• Melhora a experiência de navegação do usuário;


• Google favorece sites responsivos;


• Aumenta a velocidade das páginas;


• Diminui a taxa de rejeição;


• Aumenta a taxa de conversão do usuário em Leads (consumidor ideal);


• Mais compartilhamentos nas redes sociais;

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Site bom tem que ser responsivo e abrir no smartphone

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“A diferença entre um bom profissional de conteúdo e um ótimo profissional de conteúdo é uma estratégia documentada”.

Joe Pulizzi

Dica #9

Conexão segura afeta o SEO de uma forma positiva


Grandes buscadores também ranqueiam melhor os sites responsivos e seguros com HTTPS*. A conexão segura afeta o SEO de uma forma positiva.


O Google, por exemplo, ajusta os seus algoritmos para que os sites que utilizam HTTPS* sejam melhores posicionados nos resultados das pesquisas, ou seja, além da segurança, o HTTPS melhora as estratégias em SEO.


A Backlinko.com se uniu com grandes empresas para analisar um milhão de resultados de pesquisas do Google, descobrindo que o HTTPS tem relação com os maiores rankings de busca da primeira página do Google.


Investir no certificado de segurança SSL e migrar seu site para HTTPS são, portanto, ótimas decisões de segurança e de SEO.


*HTTPS (na sigla em inglês) é um protocolo seguro de transferência de hipertexto que protege a confidencialidade e criptografa os dados dos seus usuários entre o computador e o site. O HTTPS protege as informações pessoais do usuário quando transmitidas e inseridas em um formulário do site ou, então, na compra de um produto por meio de lojas virtuais .

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Entenda o certificado HTTPS e sua importância na segurança do seu site!

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““Conteúdo é fogo. Mídias sociais, gasolina”.

Jay Baer

Dica #10

Seja presente nas redes sociais


Com as recentes atualizações dos mecanismos de busca é possível perceber que sites que têm um engajamento significativo nas redes sociais passaram a ficar melhores posicionados.


Muitos especialistas afirmam que as redes sociais têm relevância na hora de indexar um site e posicioná-lo nos resultados de busca.


Baseando-se em levantamento de informações e pesquisas que comprovam essa afirmação, Neil Patel – uma das principais referências em marketing digital – escreveu um artigo em que apresenta a importância da “presença social” para os mecanismos de busca.


A quantidade de informações compartilhadas é imensa. A prática de divulgação de informações de conteúdo segmentado e com qualidade é o que pode, efetivamente, influenciar no posicionamento do site. Assim como os links internos, os links externos também podem ser uma peça de fundamental importância para aumentar o alcance do conteúdo.


Se um post é compartilhado, é possível que ele seja visto por um grande número de pessoas. Essa ação pode aumentar o volume de buscas em um perfil nas redes sociais e até mesmo em um site, gerando mais engajamento entre os usuários e ajudando os motores de busca a compreenderem o quão importante aquele conteúdo pode ser, podendo classificá-lo com um bom posicionamento nas páginas de resultados das pesquisas orgânicas.


Ou seja, uma ação bem planejada pode gerar uma reação positiva para a empresa, contribuindo para um bom ranqueamento. No entanto, é bom ter cuidado para não exagerar nas ações realizadas nas redes sociais.


Monitore


Para aparecer na primeira página do Google, é necessário monitorar os resultados sempre. Dia após dia, é recomendável verificar como está o desenvolvimento do site, analisando a classificação perante ao Google, quais as páginas mais acessadas e, até mesmo, os possíveis erros que estejam ocorrendo para corrigi-los.

SEO - CASES DE SUCESSO DA TRIBO

Para inspirar a sua empresa a colocar em prática todas as dicas desse eBook, selecionamos abaixo cases de clientes da Agência Tribo que entenderam a importância do investimento em SEO para colher excelentes resultados no médio e longo prazo!

Indústria de Autopeças

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Na comparação dos períodos de janeiro a agosto (2018 e 2019), rendeu aumento de 145% no número de novos usuários e alta de 45% nas visualizações de páginas

Clínica de

Vacina

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Aumento de 165% de novos usuários e elevação em 261% nas visualizações de páginas de janeiro a março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Planos Odontológicos

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Resultados SEO: Janeiro-Agosto (2019) versus Janeiro-Agosto (2018) – aumento de 675% de novos usuários orgânicos e elevação em 617% nas visualizações de páginas

Caso necessite de um site diferente dos planos acima, converse com nossos especialistas.

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A história da nossa Tribo se mistura com a própria evolução da Web e com as diversas fases que o Marketing Digital foi alcançando ao longo dos anos.


Fundada em 2001 por dois sócios, o publicitário Mauricio Simão e o designer Fernando Caveira, a Tribo tem se destacado como uma das principais agências especializadas em Internet no mercado.


A Tribo acompanha as várias evoluções do Marketing Digital, sempre descobrindo e aprendendo com as soluções que aparecem para ajudar as empresas na transformação digital – que que hoje é um caminho sem volta.


A busca pelo que há de inovador e de estar sempre a frente é o que nos move!


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